05 agosto 2009

Outro Novo Jogo do Martin Wallace

Além do "God´s Playground" destacado no último post, Martin Wallace irá ainda este ano lançar o segundo jogo da temática de trens na Linha Treefrog Games. O nome do jogo é: "Last Train to Wensleydale". Igualmente, foi disponibilizado no site do BGG a cópia do manual deste jogo. Clique aqui para acessá-lo.

Assim como nos demais jogos onde a temática de trens esta envolvida, os jogadores irão desenvolver a malha ferroviária objetivando o transporte e locomoção de determinadas coisas. No jogo em questão, faz-se o transporte de pedras, queijos e passageiros.

Porém, o próprio autor adverte que este jogo possui algumas peculiaridades diferentes: "Last Train to Wensleydale has much in common with many other railway games in that you will be building track with the aim of moving goods, with the final aim to score the highest number of victory points. However, there are a number of diversions on the way that might trip you up, so please pay attention."

A partida dura cerca de quatro ou cinco turnos, dependendo do número de jogadores, e em cada turno são apresentadas diversas fases aos jogadores, sendo as seguintes:

1. Cubos de Investimento
2. Pontos de Influência
3. Leilão de Pontos de Influência
4. Ordem de Jogo
5. Construção do Caminho
6. Compra de trens e movimento de bens/passageiros
7. Lucros e Perdas
8. Ordem de Jogo
9. Tomada de Poder
10. Fim do Turno

Como visto, assim como no outro lançamento previsto para Outubro (God´s Playground) e os demais jogos da série Treefrog (Automobile, Waterloo, etc.), "Last Train to Wensleydale" também possui vários detalhes nos seus turnos e mostra-se de uma complexidade um pouco maior que os demais jogos de trens. Mas como em todos os outros, no fim do turno recebe-se pontos de vitória pelos bens e passageiros que foram transportados.

Quantos ao material do jogo, pelo que se pode perceber do manual, serão reutilizadas várias peças dos jogos anteriores, como os marcadores de "distribuidores" do "Automobile". O tabuleiro a primeira vista, parece ser bem complexo, mas como nos outros jogos de Wallace, certamente será bem funcional e cada parte terá a sua razão de existir.

Mais um jogo que entra na minha "Wait List".


Nenhum comentário: