13 abril 2009

Reiner Knizia da Apple

Não. O Knizia não foi contratado pelo Steve Jobs, mas uma de suas criações foi parar na maquininha fenomenal da Apple unindo a tecnologia do iPhone com a mente fértil deste autor de vários jogos.


Desta vez o boardgame escolhido para integrar uma plataforma de jogo eletrônico foi o Knights of Charlemagne, de 1995 (também conhecido como Tábula Rasa). Trata-se de um Card Game de 1 a 4 jogadores (no iPhone suporta até 2 jogadores) onde cada um representará um exército de cavaleiros tentando obter a soberania militar sobre alguns reinos.

Cada jogador possui um deck com cartas representando seu exército com cavaleiros de 5 cores diferentes (azul, amarelo, vermelho, rozo e verde) e de 5 números diferentes (1 - 5), sendo que cada reino possui as mesmas cores das cartas e o mesmo número das cartas.


Assim, em cada turno de jogo, os participantes colocam suas cartas de acordo com o reino, ou seja, as cartas vermelhas somente podem ser colocadas no reino vermelho ou em um que tenha o mesmo número da carta. Ao final da partida àqueles que conseguirem obter a maioria no reino ganhará os pontos de vitória.

Para as cartas de reino numeradas, o seu número será o valor dos pontos de vitória. No caso das cartas de reino coloridas, cada uma representará 5 pontos. Em caso de empate em qualquer reino, cada jogador ganhará 1 ponto de vitória. Ainda, o primeiro jogador a pontuar dois reinos numerados, ganhará a coroa que valerá por 5 pontos. Em caso de empate ao final do jogo, o desempate se dará a favor daquele que pontuou o reino de menor número.


Em resumo, é um ótimo jogo para termos no iPhone, demonstrando mais uma vez que o mundo dos Boardgames não irá sucumbir a febre tecnológica, e que boa idéias valem muito mais do que apenas belas imagens feitas em computador.

Fonte das imagens: www.boardgamegeek.com
http://appulo.us/appdb/?page=viewapp&id=5813

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande Parma,

Alterei o nome do meu blog para www.alpendreludico.blogspot.com

abraço